Trouxe esse tema polêmico por que acompanho sempre essa guerra no Facebook, e lá não tem como fazer um texto e separar os fatos para esclarecer tudo isso. Então separei aqui, mas antes vou explicar os motivos da GUERRA.


Bem, começa assim, os Potterheads são os fãs mais fanáticos que existem, por isso sempre gostam de esfregar a superioridade de HP na cara dos fãs das outras sagas, foi assim com Crepúsculo, mas já passou por que a saga Crepúsculo teve um fim.
Por outro lado, os fãs de Percy Jackson são fãs muito corajosos, fortes e fiéis, que aguentam firmemente as péssimas adaptações cinematográficas dos livros, além da nova série de Riordan, Os Heróis do Olimpo, onde ele resolveu destruir tudo de perfeito que foi construindo em Percy Jackson e o Olimpianos.
Juntando esse dois fatores não podia sair nada que  preste né? Então graças as semelhanças entre Hogwarts e o Camp Half-Blood, não neguem, pois elas realmente existem, os fãs de HP resolveram criticar e acusar Riordan de plágio, o que na minha opinião é precipitado.
Mas isso acontece por que os potterheads temem que o sucesso de Percy Jackson, que já é apontada como a segunda maior saga da história, perdendo apenas para Harry Potter é óbvio, o que eu acho um equívoco, enfim os potterheads temem que algum dia alguma saga ultrapasse o sucesso de Harry Potter, o que eu acho difícil de acontecer, apesar de THG prometer e muito.
Sou demigod e potterhead, então, acho que posso falar sobre isso com imparcialidade.

Primeiro: O argumento usado pelos semideuses para defender sua saga é uma mentira, Percy Jackson não foi criado em 1994, na verdade Riordan contava história para seu filho Haley, nessa época ele era professor e escrevia sua premiada série para adultos Tres Navarre. Posteriormente, quando Haley foi diagnosticado com dislexia, ele enfrentava o preconceito e sofria bullying na escola, aí para ajudar o filho a passar por tudo isso, Riordan que era professor de história e conhecedor da mitologia, resolveu contar a história de Percy Jackson, um semideus filho de Poseidon que tinha dislexia e era perseguido pelos problemas, notem que Haley tem olhos verdes e cabelos negros, motivo pelo qual Percy é retratado assim, nada haver com o Harry ter cabelos negros e olhos verdes, não foi plágio. Mas quando Riordan começou a contar essa historias e Haley sugeriu que ele escrevesse um livro J K Rowling já fazia enorme sucesso com a saga Harry Potter.
Riordan e Haley.


Segundo: O trio, para os leitores de Percy Jackson, é fácil compreender a simbologia do 3, por que ela é apresentada ao longo da série, mas para os fãs de HP é mais difícil, por que não tem conhecimento a cerca disso, o número 3 é associado a sorte, por fechar alguma coisa, por dar noção de completo, isso já está presente na mitologia grega, foi daí que Riordan tirou o trio Grover, Annabeth e Percy, não plágio de Harry, Rony e Hermione. Grover é ruivo não por causa do Rony, mas sim por que em toda a mitologia Greco-romana os sátiros são ruivos de cabelos cacheados, procurem imagens e verão pinturas da época do Renascimento em que ele aparecessem. Annabeth é inteligente não por causa da Mione, sim por que para fechar um trio e ser completo é preciso, coragem, força e Inteligência, cada um representa um em Percy Jackson e Harry Potter, é o básico da simbologia do 3.


Terceiro: Riordan tinha conhecimento de HP, para entenderem abram o livro O Ladrão de Raios na página 346, de maneira discreta ele cita Harry Potter, faz uma pequena referência, todo escritor busca conhecer a linguagem de outros para ajudar a construir a sua e dar sentido. Sobre as acusações de plágio ele respondeu:
“Ela [Rowling] estabeleceu o padrão para a nova literatura infanto juvenil, mas Percy e Harry são crianças muito diferentes, que vivem em mundos diferentes.” – Riordan sobre Percy Jackson e Harry Potter.
Sobre outras semelhanças, não foi Rowling que estabeleceu o padrão da literatura infanti-juvenil, foi Lewis ( escritor de Nárnia), no século passado já diziam que qualquer lugar de fantasia, onde crianças ou jovens fossem viver grandes aventuras e aprender lições de vida seria baseado em Nárnia, isso é um fato!
Espero ter conseguido esclarecer isso a vocês e mostrar que Riordan não plagiou nada, talvez como ele mesmo disse, tenha seguido um padrão que erroneamente, acredita-se que tenha sido estabelecido por J K Rowling, mas na verdade foi estabelecido por Lewis na década de 1950.
C. S. Lewis criou todo o padrão sobre o qual Hogwarts e o Camp Half-Blood se baseiam



Eu sou a favora da Paz Entre Sagas!
Concordam ou não? Quero saber.

10 comentários:

  1. Muito legal, comparação bem imparcial, mas acho que vai ser uma guerrinha eterna, como vc disse, os potterheads tem "medo" que o sucesso de percy jackson ultrapasse harry potter. Mas ambos os fandoms sabem que isso não vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só estava cansada de mentiras e resolvi mostrar a realidade.

      Excluir
    2. “A verdade é uma coisa bela e terrível, por isso deve ser tratada com grande cautela” Alvo Dumbledore
      Me desculpe mais a realidade é clara como o Lumus do Harry ou o raio de Zeus. Percy Jackson é melhor q Harry potter

      Excluir
  2. Concordo com você em tudo que disse, sou Potterhead isso é fato, na MINHA opinião é a melhor saga de todas, mas isso para mim, porque não tem essa de "A MELHOR", cada pessoa tem a sua preferida e chamar Percy Jackson de plagio é estar sendo totalmente hipócrita, é sinal de que a pessoa não tem entendimento nenhum sobre ambos os livros, sou muito fã tanto de Harry Potter quanto de Percy Jackson, acho duas sagas ótimas e cada uma tem um estilo, e isso já começa pela narrativa. Eu não tenho medo nenhum que qualquer outra série ultrapasse o sucesso de Harry Potter, porque para mim isso é indiferente, comecei a gostar de Harry Potter, muito antes do termo "Potterhead" ser inventado, comecei a gostar muito antes do sucesso explodir e a saga arrecadar milhões, HP tem um lugar muito especial dentro de mim e PJ também, mas não posso negar que para mim HP sempre sera melhor.
    E pra terminar eu acho muita bobagem e criancice essa "briguinha" entre qual saga é melhor e esse "medo" de que o sucesso seja maior, por que você é fã de tal coisa pelo sucesso dela ou pela maneira que ela te faz sentir??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, eu sou potterhead, não tenho uma coleção como muitos, mas sou do tempo em que os livros custavam 50 reais, ajudeia a populariza-los e sei que nenhuma serie irá ultrapassar HP.

      Excluir
    2. Minha avó pegava os livros para mim na biblioteca, já que eu não tinha idade para ter um cartão para mim, bons tempos ^^

      Excluir
  3. Amei o texto. Muito bom. Você está certíssima. E também,percebi que falta algumas informações, como por exemplo no trio de PJ. A Annabeth é naturalmente inteligente por ser filha de Atena,e o Grover tem cabelo castanho.
    Acho que esta bringuinha de sagas,acusando de plágio é super infantil. É como THG e Divergente. Esta última é acusada de plagiar THG,por serem distopias,por as duas terem governos opressores,pela personagem principal feminina, pela divisão da sociedade, etc,quando as duas não tem NADA A VER. Eu já li as duas,sou fã das duas e posso falar isso com imparcialidade. Com HP e PJ é a mesma coisa. Completando,esse troço de plágio,no caso das sagas que citei acima,é falta de miolo. E quando acusam de plágio,muitas vezes nem ASSISTIRAM O FILME( PJO tem que ler,porque meus deuses).
    Sou fã das duas sagas,conheci HP primeiro, mas na MINHA OPINIÃO PJO é melhor. E eu não considero somente o enredo como também a narrativa,que em PJ é muito mais engraçada,a personalidade dos personagens e tals.
    Concluindo, seu texto é muito bom,e está super certa. Sucesso pra você. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc. percy é melhor, mas é minha oopiniao.gosto de harry tambem e n tem motivo de ficar discutindo. acho que um saga pode passar de harry potter sim. se a rowling escreveu harry potter e conseguiu pq outras pessoas n podem conaseguir tambem?

      Excluir
    2. concordo com vc. percy é melhor, mas é minha oopiniao.gosto de harry tambem e n tem motivo de ficar discutindo. acho que um saga pode passar de harry potter sim. se a rowling escreveu harry potter e conseguiu pq outras pessoas n podem conaseguir tambem?

      Excluir
  4. Juliana Carnelutti Bortolon4 de outubro de 2014 12:18

    concordo tanto que em minha page e no meu site tenho uma campanha de união entre sagas

    ResponderExcluir

Diga algo idiota ou inteligente, não importamos desde que seja sobre a gente.
Rima tosca,
by:
Apolo

Tecnologia do Blogger.

Sejam bem vindos.

Hoje é:

Parceiros

Postagens populares

Seguidores