Minha Nova inspiração.
Jogos Vorazes é claro!
Divergente mal chegou aos holofotes e já podemos assistir a uma guerrinha entre os fãs das sagas, a guerra é similar a que discutimos aqui sobre os fãs de Percy Jackson e Harry Potter, porém dessa vez não estou completamente imparcial, pois não curto Divergente tanto quanto curto Jogos Vorazes, mas acredito que se não gostei foi por que a saga realmente não é a melhor, afinal sou sempre aberta a novos gostos em minha vida. Enfim, irei ater me aos fatos.



Jogos Vorazes, para quem não conhece, tem sido a adaptação cinematográfica de maior sucesso desde o fim de Harry Potter, a trilogia que será transformada em 4 filmes, sendo que o segundo será lançado primeiro no Brasil dia: 15/11, por acaso já tenho meu ingresso em mãos, apesar disso os livros não tiveram vendas espantosas, apenas excelentes vendas, por isso acredita-se que o número de fãs seja menor que os de Percy Jackson, que apesar das fracas adaptações os livros renderam e venderam bastante. Enfim, o fandom de Jogos Vorazes irá crescer muito já nos próximos meses. Dada as considerações sobre a série vamos falar sobre o que ela trata.


Um romance pós-apocalíptico (romance no sentido de obra, não de amorecos), onde a antiga América do Norte para sobreviver foi dividida em 13 distritos e uma Capital, cada distrito responsável por um tipo de trabalho, o livro conta a história de Katniss que vive no mais miserável de todos o 12, mas quando começa a história os distritos já haviam a mais de 70 anos se rebelado contra o poder tirânico da Capital, mas perderam a guerra e o 13, lider da rebelião, foi completamente destruído e como punição todo ano os 12 distritos restantes tem que oferecer como tributo um casal de jovens entre 12 e 16 anos para lutarem até a morte nos Jogos Vorazes de onde apenas um sairá vencedor.


A ligação de com tudo isso  Katniss começa aos 16 anos quando sua irmã caçula é selecionada para participar e Katniss se oferece para lutar em seu lugar. Aí nasce uma das história mais maduras que fizeram e fazem sucesso entre os adolescentes. O distrito 12 era miserável, tão miserável que só de você sobreviver e chegar a idade adulta já era motivo de comemorar,  então ser selecionado para lutar nos Jogos era acabar com essa Esperança de sobrevivência, por isso o gesto de Katniss se torna um símbolo de esperança e coragem.

Só considerarei isso por que não quero dar spoilers para quem não leu os outros livros.

Por outro lado Divergente se passa na Chicago do futuro, uma Chicago pós-apocalipse onde para sobreviver, as pessoas foram divididas em facções, cada uma simbolizando o que seus membros mais prezam a saber:
 Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade
Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição(Sabedoria)
Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza (Sinceridade)

Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação(Simplicidade)

 E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia (Destemor)

Divergente ainda não é uma saga muito famosa, por que o filme só vai chegar nos cinemas no ano que vem e o último livro ainda não foi lançado no Brasil.  Os livros tem vendido bem, muito bem, um deles chegou a superar a venda de A Esperança ( o último da trilogia de Jogos Vorazes), aí que nasce a guerra, mas eu acho que a Esperança vá superar as vendas de novo ou talvez não por que é um livro bem traumático.

O livro conta a história de Beatrice ( Tris), que ao completar 16 anos tem de decidir se continuará na Abnegação, a facção de sua família. Mas quando vai fazer o tal teste de aptidão, ela descobre que é Divergente, que significa que não tem uma facção certa, com a qual mais se identifique. Tris não pode contar a ninguém o resultado do teste, nem mesmo sua família, mas só sabe que isso é perigoso ( por que foi o que a mulher que fez o teste disse) e sabe também que facção vem antes do sangue e se trocar de facção terá de abandonar a sua família.

Apesar de tudo isso, Tris, decide ir para o Destemor, onde passará por um processo de treinamento para talvez ser aceita na facção.

Depois desse longo resumo vamos discutir a briga entre os fãs.

Como já disse no inicio prefiro Jogos Vorazes, mas gostei muito de Divergente, porém sei que Jogos Vorazes é mais realista e maduro e Divergente de certo modo ainda é um livro Juvenil.

Em Jogos Vorazes, a autora Suzanne Collins não se preocupou com agradar o público, por causa de seus traumas e dos traumas do pai, um veterano de guerra, ela retratou a guerra exatamente como é: violenta, brutal e injusta. Isso me deixou de olhos arregalados diante de tanta violência, injustiça e brutalidade.

Divergente não tem isso, Divergente mostra a vida e as dificuldades da Tris para vencer e continuar no Destemor, além de a ruína das facções que não representam mais aquilo que tem como nomes e símbolos, a nova Chicago e sua organização pós-apocalipse está falida. Veronica escreve muito bem diga-se de passagem.

Mas em ambos vemos uma linguagem clara e direta, além do ponto de vista dos personagens o que torna fácil a compreensão, não há motivos para brigas entre fãs e se os críticos dizem que Divergente é um "romance estilo Jogos Vorazes" não estão dizendo que é plágio apenas estão lembrando que os 2 tem em comum o fato de se passarem em uma Terra pós-apocalipse, não que as sagas tem o enredo em comum.

Não vão brigar por causa s críticos que apenas leem os livros para ganhar dinheiro com a análise, não estão nem aí pra história por trás de tudo e pelos personagens presentes.

Então por favor, Paz entre Sagas.

Mas e aí qual é a sua favorita? E o que acha dessa briga?

4 comentários:

  1. Acho que os fãs não devem se precipitar, pois cada saga, mesmo que tenha algumas semelhanças, tem cada um tem seu assunto. Sou semideusa e potterhead e acho ridículo a guerra entre os dois fandoms, cada saga tem um assunto diferente, poxa.
    Aprovo Paz entre Sagas.
    (Nunca li Jogos Vorazes ou Divergente)
    Beijos ~
    unlocked-land

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Laura esse é o motivo que me levou a escrever os 2 post.
      Obrigado pelo comentário, volte sempre.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Diga algo idiota ou inteligente, não importamos desde que seja sobre a gente.
Rima tosca,
by:
Apolo

Tecnologia do Blogger.

Sejam bem vindos.

Hoje é:

Parceiros

Postagens populares

Seguidores