Uma escolha de elenco para o reboot dos filmes do Quarteto Fantástico causou bastante polêmica devido a mudança de etnia do personagem Johnny Storm, anteriormente interpretado por Chris Evans (Capitão América) que agora será interpretado por Michael B. Jordan.
 Essa mudança deixou muitos fãs dos quadrinhos irritados e pouco esperançosos com o sucesso do novo filme, já que os anteriores também não foram muito bem recebidos. Acho importante ressaltar aqui que o problema não é com Michael que já se mostrou um excelente ator em trabalhos anteriores, mas sim a mudança do próprio personagem.
 Algum tempo depois o resto do elenco foi divulgado e o que causou ainda mais descontentamento entre os fás foi o fato de que Kate Mara foi escalada como Susan Storm, a irmão de Johnny sendo que é caucasiana.
 Existem várias formas que o filme pode dar para explicar o fato desses irmãos serem tão diferentes e esse mesmo é o problema que vejo aqui. Essa ideia de mudar a etnia de um deles já destrói grande parte da ideia do próprio personagem, e a cada mudança mais do próprio personagem se perde.

 Michael comentou recentemente sobre essa questão: “Quando estes personagens foram criados não havia muita diversidade, eram outros tempos”, mas o que não falta atualmente são heróis negros em várias editoras. Alguns dos exemplos são Pantera Negra, Falcão, James Rhodes (os últimos dois apareceram recentemente nos filmes da Marvel), Luke Cage, uma das versões do Lanterna Verde e por ai vai.
  Vários personagens secundários em filmes de super heróis, e até mesmo de outros meios já tiveram suas etnias alteradas. Até mesmo Grover, um personagem de Percy Jackson e os Olimpianos teve sua etnia modificada e os fás acabaram aceitando. Mas então onde está o problema nisso tudo?
 O Quarteto Fantástico já existe a mais de cinquenta anos e passou pelas mãos de várias gerações se tornando um símbolo da palavra “família” no universo dos quadrinhos. Os personagens são icônicos, clássicos e essa alteração é desnecessária. Não é uma saga de livros moderna, é uma marca e um legado.
 Podia simplesmente dizer que se isso é possível porque não Mulan ser interpretada pela Emma Watson ou o Pantera Negra pelo Hugh Jackman? Não. São personagens clássicos e sua etnia faz parte sim de quem eles são. Todo mundo reclamaria bastante sobre isso até que fosse mudado. Porque motivo isso não se aplica a um personagem branco? Isso para mim parece muito com uma coisinha chamada preconceito.

E o Tocha Humana? Mudar a etnia do personagem parece ser só uma desculpa para chamar atenção para o filme que já não era muito bem visto pelos fãs. É um filme, que não é feito apenas para os fãs, que busca uma grande bilheteria. Mas o Quarteto Fantástico é um ícone e o que vamos ver na tela não vai ser nem de perto o Quarteto Fantástico.
 Vi outro comentário sobre como seria errada a figura de um afro descente em chamas devido ao passado dos Estados Unidos, mas prefiro nem entrar em detalhes sobre isso porque no fim das contas o processo quem vai levar vai ser a Fox que aceitou a ideia.
 Não é só o Michael. Pouco antes de anunciarem o ator que faria o vilão Victor Von Doom, o Destino, muito se especulou que talvez nesse novo filme o personagem seria uma mulher. Não precisa dizer nada não é? Isso é totalmente errado e ainda bem que não levaram isso adiante.
 O cinema precisa aprender com seus erros na hora de fazer uma adaptação já que boa parte dos sucessos de bilheteria atualmente são adaptações (Jogos Vorazes, Harry Potter, Crepúsculo mandaram oi). Não importa quão bom o filme possa ser a alteração da história sempre acaba matando parte da bilheteria que seria arrecadada com os fãs. (sim, é com vocês mesmo Percy Jackson e Dezesseis Luas).

 Ao meu ver a mudança foi realmente feita para chamar atenção e isso é uma forma de racismo forçado. É uma atitude realmente impensada e a Fox já devia ter visto que mudar aparências não da certo com os últimos filmes dos mutantes (sim, é com você Mercúrio, não importa se fez a única cena que vale a pena no filme inteiro, já vi muito cosplay de melhor qualidade do que essa caracterização tosca).
 Posso estar distribuindo um pouco de ódio ao estúdio e podem até me chamar de fã chato e se querem saber eu sou mesmo. Não acho certo que as adaptações tratem um personagem assim só cumprir algum tipo de cota oi coisa do gênero. Não pretendo nem ver o filme, porque não merece uma continuação.
 Qualquer um que partilhe de opinião diferente está convidado a comentar pois gosto mesmo de ver o que os outros pensam, vai que um dia me convencem que esse absurdo e certo. De qualquer forma, logo mais voltarei para falar um pouco mais sobrea adaptações no cinema.

Post by: Athila L. Freitas

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou muito fã de quarteto fantástico, mas gostei do post, foi bem esclarecedor e sincero. Obrigada por me seguir, já estou te seguindo também.
      Beijos!

      http://raffaelapacifico.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Que bom que gostou Raffaela, volte sempre!!!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu já assisti quarteto fantástico, não sou fã, mas não me influenciaria a cor do personagem se diferente do que foi escrito nos quadrinhos, várias adaptações cinematográficas como você disse fez mudanças desde a cor do cabelo, pele, olhos e outras coisas dos personagens paras as telonas.
    Para mim o importante é o filme me agradar e dar um coerência ao mesmo, se o filme justificar a diferença racial dos irmãos por um ser negro e o outro ser branco para mim tudo bem, pois eu sou branca e meu irmão é índio.
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que veio dar a sua opinião Amanda, quanto a isso eu e minha irmã tbm somos de etnias diferentes, a discussão é mais profunda

      Excluir
  3. Eu gostei muito dos filmes que vi do quarteto fantástico, a etnia é irrelevante pra mim, amo filmes de quase todos os gêneros e quanto a adaptações se forem boas devem ser feitas sempre, sucesso para o blog ♥

    http://sobangulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu não gosto de mudaças de tipo :/
    Amo o quarteto original, acho que perde um pouco da identidade, mais depois vamos nos acostumar....

    Mais eu amo o Chris Evans, ele sempre vais ele um herói rsrsr

    Beijos estou seguindo
    http://soudinda.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Sou-Dinda/329316020549721


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que concorda Ana, volte sempre e já estou indo visitar o seu blog

      Excluir
  5. Eu to tão bem informada que nem sabia desse reboot, mas acho meio apressado fazer um reboot pra já, sendo que o ultimo filme dessa saga estreou 7 anos atrás.

    TTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O reboot será agora por causa do fiasco que foi a franquia anterior obrigada por visitar o blog.

      Excluir

Diga algo idiota ou inteligente, não importamos desde que seja sobre a gente.
Rima tosca,
by:
Apolo

Tecnologia do Blogger.

Sejam bem vindos.

Hoje é:

Parceiros

Postagens populares

Seguidores